segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Feridas Emocionais.

A expressão "alma" não diz respeito apenas à mente, vontade e emoções, mas sim à completude do nosso ser essencial.
Todos nós precisamos periodicamente de restaurações. O lixo emocional, psíquico, e às vezes até espiritual, se acumula sobre nós, e recebe nomes, como frustração, mágoa, desânimo, desespero, cansaço, carência, medo, depressão e culpa.
Erro é qualquer ação (ou omissão) e atitude que contraria o padrão normal do ser humano. Em outras palavras, toda vez que o homem faz ou deixa de fazer, pensa ou assume uma postura ao seu caráter, ele comete erro. Neste caso, uma vez que o erro vai contra a essência humana, ele se constitui em instrumento de dano.

Temos dentro de nós uma lâmpada que ilumina o nosso mundo interior, e enxergamos todas as sujeiras. Essa lâmpada chama-se consciência.

A consciência é como aquela luz vermelha que indica algo errado com a máquina, ainda que a máquina esteja funcionando bem. A consciência, portanto, é responsável por indicar que alguma coisa não vai bem causando dano e abalando nosso relacionamento com os outros.
A dor é resultado daquilo que nós fazemos, mas a amargura é resultado do que outras pessoas fazem contra nós. É impossível atravessarmos a vida sem que pessoas pisem em nós. Não quero ser mais contundente do que isso, mas sugiro que você sublinhe isso: A prova é que todos já fomos pisados.
Caso você ainda não tenha sido pisado, o que eu duvido, prepare-se, porque alguém vem para pisar daqui a pouquinho. Não é praga. Não é profecia. Voluntária ou involuntariamente, direta ou indiretamente, somos pisados pôr alguém em algum momento, ou repetidas vezes.
Recentemente fui ferido no mais fundo da minha alma. Fiquei tão machucado que me revoltei contra a ideia de que deveria perdoar pessoas tão inescrupulosas. Minha sensação era baseada na "justiça retributiva", na base do "bateu, levou". Meu coração acreditava que perdoar é deixar passar em branco, sem que as pessoas que nos feriram sofram qualquer dano pelo que nos causaram.
No fundo, nossa grande dificuldade em perdoar os outros se explica na questão: "Tudo bem, eu perdô, mas fica pôr isso mesmo"?

Quero lhe dizer uma coisa. Se alguma dia você tiver uma ferida na alma e você chegar diante de Jesus e disser o seguinte " Jesus, eu tenho uma coisa dentro de mim, um machucado tamanho...", e você disser para Ele o que é que lhe feriu, eu tenho certeza que Ele vai dizer assim: "Eu entendo, eu passei pôr isso".

As feridas emocionais trazem esse sufocamento. Você já passou pôr essa experiência, de suspirar tentando encontrar o ar? Lutar contra uma pressão no seu peito, que você não sabe de onde vem, qual a razão de estar ali, mas que rouba o seu ar.

Quem sabe é hora de você perdoar. Quem sabe é hora de você dizer: "Deus, o meu coração está doendo demais, mas eu quero aprender a perdoar, eu quero transferir a cobrança para o Senhor, não quero mais carregar isso, eu quero transferir para quem me feriu o perdão que o Senhor já me deu"?.