quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Há hora certa para a crítica construtiva.

O julgamento criativo requer hora e relacionamento certo. Não ousemos ventilar nossas críticas sem o contexto da aceitação mútua, do amor e da hora certa.

Por mais feliz que seja o casamento, a amizade, com o tempo haverá atrito. Isso é natural. Todos nós somos diferentes e levamos para cada relacionamento tudo o que temos sido e somos. Quanto mais intimamente duas pessoas crescem, tanto mais sua individualidade é exposta. Os problemas podem indicar, não um relacionamento inadequado, mas que o amor está sendo expresso o suficiente para que as pessoas retirem máscaras. Deve haver uma maneira de cada pessoa dizer o que pensa acerca da outra, de modo que ambas cresçam.

Isso é feito através da afirmação e da hora certa.Quando sabemos que nada pode quebrar nosso relacionamento, estamos livres para dizer o que pensamos. Mas, na hora certa. Em algumas épocas somos mais abertos que em outras. Muitas vezes, quando estamos exaustos ou nervosos, reagimos à crítica, com o vapor dessas emoções. Precisamos ser sensíveis e pacientes para não descarregar nossos próprios sentimentos sobre aqueles que já estão sobrecarregados. Lembre-se, nossas sugestões poderão dar início a novo estágio de crescimento para a outra pessoa.