quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O coração na condição de verdadeiro ser



Querido amigo,

Desejo caminhar ao seu lado. Não procuro criar um relacionamento unilateral, hierarquizado, em que eu ensino e você aprende . Pretendo intuir as suas dúvidas e perceber, a partir de nosso convívio, dilemas que tenham sido comuns a mim.

Falemos de literatura, uma área em que sou leigo, mas um apaixonado.

Portanto, meu primeiro conselho é simples: leia. Faça da leitura primeiramente uma disciplina; só depois de um tempo de trabalho árduo, você vai gostar e desfrutar de um bom livro.


Aprenda a apreciar música com letras ricas em nuances de aliteração, rimas e metáforas.

Faça a sua teologia, construa a sua percepção. Leia a Bíblia com os olhos de um cidadão do mundo que percebe as angústias, paradoxos e desesperos da humanidade. Quando estudar os clássicos da teologia, sinta-se com liberdade de questionar os seus pressupostos. 

Para não enrijecer dentro de uma dogmática intolerante, coloque a vida, a riqueza da arte e beleza da criatividade no seu estudo. Não permita que a sua teologia fique presa na torre de marfim dos sectários.

E o Saulo Continua...

"Estou realmente cansado do chão, de toda poeira imunda provei, até que me bastasse de lágrimas,  me contorci até  que os ossos  se fatigassem, estremeci e apertei os dentes até minhas veias saltarem, urrando como um animal ferido  me perguntado o por que das coisas, do que me adianta? Não escolho, a vida leva, e a gente ainda acredita que se pode fazer alguma coisa. Amar, como se ama pela primeira vez, acreditar, acreditar que talvez a vida conspire a seu favor, que espirre um vento um tanto forte e te arraste de uma vez por todas e te ensine a se manter preso ao que realmente é importante, ao que realmente valha a pena e lhe de segurança".

O Saulo é coerente em suas palavras, que se faz verdadeiro, gritando com as letras, clamando com as frases, pondo o seu ser no escrever.

A amizade sopra e nos cura, e nos reconstrói pela capacidade de abertura, pelo dialogo de corações, pela coragem do dizer.