domingo, 5 de setembro de 2010

Angústia da alma

 
 
As angústias da alma nos jogam de um lado para o outro e não sabemos se nos basta um calmante ou uma oração, ou ambos.

De noite na cama, custo a pegar no sono, pois minha mente não para, meu corpo não aquieta, meu espírito não silência.

O coração acelera, a criatividade dispara, as preces se multiplicam.

Mas cada manhã, com o novo dia, também se levanta a minha alma. E com ela suas angustias. E sobre tudo, a misericórdia e a bondade de Deus, que me seguem todos os dias da vida. A alma angustiada retorna seu caminho, põe o pé na estrada, mangas arregaçadas, até deitar-se à noite com o coração acelerado, a mente rodando em velocidade incalculável e o esboço do dia seguinte rabiscado na tela da madrugada. As gavetas estão todas abertas novamente. E lá se vai o andarilho das nuvens, fechar uma por uma de novo e mais uma vez, até que as luzes se apagam. todo dia, toda noite. Tudo jamais igual.

Os encontros e desencontros do dia estão nas primeiras gavetas: frases pela metade, falas desconexas, palavras mal-ditas; vergonhas e virtudes; pessoas -  de perto, de longe, de sempre; tarefas inacabadas e projetos deflagrados; mais vontades, mais planos, mais promessas ,mais, e cada vez mais. Mas as gavetas mais pesadas e difíceis de empurrar são as que carrego comigo durante a caminhada diária. Pego cada uma delas todas as manhãs e as levo para a luz do dia. Nem sempre consigo colocá-las no armário branco do chão das nuvens, e quando ficam amontoadas ao pé da cama, são prenuncio de noites mal dormidas. São estas as maiores Angústias. E delas ainda não consegui me livrar completamente.

Por essas e outras é que minha alma vai dormir exausta. E haja gaveta pra fechar... Por enquanto, sigo o meu caminho sob o epitáfio da Olga Benário: LUTANDO PELO JUSTO, PELO BOM E PELO MELHOR DO MUNDO.