sábado, 18 de setembro de 2010

Construir Felicidade.


Ninguém nunca será feliz enquanto acreditar que a felicidade é fruto de um golpe de sorte. Como a vida, a felicidade não se improvisa. É consequência de um projeto. É algo a ser construído. Além disso, é preciso estar consciente de que ninguém é somente vitórias. As derrotas são inevitáveis e precisamos aprender com elas.
No processo de construção da felicidade é preciso saber ouvir o que a vida e as ouras pessoas estão nos ensinando. Isso exige humildade até para ouvir aqueles que são críticos. Ninguém sabe tudo, sempre. Precisamos acolher, assumir  e aprender com as mudanças e transformações que ocorrem. Não podemos permitir que o medo nos impeça de realizar nosso objetivos; mas não nos esqueçamos de que uma grande jornada é feita com pequenos e decisivos passos.
Quando o ser humano vive na infelicidade, gera uma idéia falsa de que isso é normal, o anormal seria a felicidade. Alguns chegaram a afirmar que a felicidade não existe, que ela não passa de alguns momentos. Que pena!
Outra coisa importantíssima: quem almejar unicamente uma felicidade a partir das coisas materiais jamais será feliz. Nada que está fora da pessoa poderá preenchê-la. Por maior e mais abundante que seja. Para construir a felicidade é preciso alimentar o espírito.
A felicidade não se contrói somente de coisas lindas e com pessoas maravilhosas. A felicidade se contrói em meio a um mundo nem sempre bonito e com ajuda de pessoas nem sempre agradáveis. É preciso aprender a viver esses dissabores. Gosto muito da pedagogia de Deus. Ele sempre chamou gente fraca. O motivo, a meu ver, que muitas vezes uma pessoa que sabe que é fraca sabe compreender e ajudar os outros, porque percebe melhor o problema do outro, se sente próximo e íntimo.
É preciso ter coragem para lutar para encontrar a felicidade. Não esperemos mudanças de cima para baixo. Cada pessoa precisa começar principalmente em casa, em sua família. É preciso ter coragem de sempre começar de novo, mas que esse novo começo seja também no jeito de pensar e trabalhar a vida de cada um de nós. 
A VIDA EM PLENITUDE EXIGE OPÇÕES E ATITUDES CONSTANTES.
Antes de terminar este texto, não posso esquecer de compartilhar um poema de Adélia Prado:

.. se deve viver e ser feliz apesar de.


"Uma das coisas que aprendi é que se deve viver e ser feliz apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente".