terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eu e os Outros.


Para você ajudar realmente uma pessoa a se desenvolver como pessoa, enfrentando as situações que constituem a trama do viver, livremente, permanecendo você também pessoa, e sem assumir pelo outro a responsabilidade das decisões que lhe competem, você precisa crer na pessoa . Precisa acreditar que o ser humano é capaz. Que existe em cada um energia suficiente para seu desenvolvimento, mesmo que nesse momento o processo esteja, por alguma razão, em parte paralisado. É só acreditando nisso, sem deixar de ser o que você é, que você poderá ajudar, dentro de uma atitude acolhedora, compreensiva e de comunicação aberta.
Senão você irá transformar as pessoas, sim, mas de uma forma autoritária e dominadora. como se fosse o dono da verdade. Mas isso será uma maneira de você esconder seu medo. Seu medo de conviver. Seu medo de entrar numa relação profunda de gente para gente.
Se não houver fé nas pessoas, você fica sem a mola propulsora de todo o processo e sua ajuda poderá se limitar a um simples treinamento mecânico.
Mas acontece, que isso são coisas que não se compram em supermercados, nem nos são dadas junto com nenhum diploma. Você pode crer por tática, para poder exercer sua ajuda, artificialmente, ou você pode crer porque realmente tem fé e respeito. É muito diferente.