segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Como Sentir-se Bem.


Cada Indivíduo faz a avaliação de si próprio e esta avaliação básica é tão importante que chega a determinar aquilo em que o indivíduo se tornará. Você não poderá fazer mais do que se crê capaz. Você não pode ser mais do que aquilo que pensa que é. A confiança é um estímulo para sua força interna. Nunca se compare com os outros nem com o que os outros realizam, mas compare-se apenas consigo mesmo.
Deus deu-lhe a vida; Deus pode também renová-la. Quando não se está em harmonia com Deus, a vida declina, a vitalidade regride e, então, o entusiasmo desaparece. Quando o entusiasmo está baixo, a vitalidade, a energia e a força também ficam baixas. Com diligência, procure eliminar tudo o que seja de pensamentos melancólicos, de modo que sua mente reviva e se capacite a desenvolver o entusiasmo. Pratique pensar com serenidade. Com a prática vai ficando mais fácil, mais natural.
Ao dizer que você pode ter um constante entusiasmo, eu, certamente, não pretendo que se transforme num ser superficial que, falsamente, presume que tudo neste mundo é doçura. O mundo está cheio de tristeza e dificuldades. Um meio para alcançar esta espécie de vida é sair de dentro de si mesmo. Ninguém pode contemplar o belo e irrigar sua vida com sentido se for prisioneiro dentro de si mesmo. Quem está aprisionado exteriormente, por barras de ferro, ainda pode ser livre para pensar e sentir. Quem é prisioneiro interiormente, além de perder a liberdade de pensar e sentir, perde também o encanto pela vida, esmaga o mais belo elo da existência.
O segredo, pois, da energia contínua está em esvaziar a mente de pensamentos e atitudes que causam fadiga, por meio de qualquer técnica que melhor lhe convenha. Depois prossiga, a fim de comptemplar o processo de renovação, enchendo a mente com pensamentos tais que canalizem para você a fé reconstrutiva existente no universo divino. Podemos chorar e nos angustiar pelas nossas dificuldades e conflitos, mas nunca devemos desistir de nós mesmos. Podemos nos abater, mas nunca desanimar. Às vezes, nos tornamos nosso maior carrasco. Quantas vezes nos autopunimos e somos implacáveis com nossos erros!
Procuro levar alegrias ao maior número possível de pessoas. É um fato curioso este de obter alegria, dando-a; perderá a alegria se, egoìsticamente, tentar guardá-la só para si. Procuro enxergar o lado alegre da vida. A pessoa deve ver claramente os sofrimentos da vida e ajudar a aliviá-los o melhor que puder; mas também há muitas alegrias e a pessoa deve saber igualmente enxergá-las. Tomei o hábito de agir alegremente, dum modo normal e sensato.