terça-feira, 7 de setembro de 2010

Soltar o Passado.

Você é muito mais do que sua mente. Você pode pensar que ela que está dirigindo o espetáculo, mas é só porque você a treinou para pensar assim.
Sua mente é uma ferramenta que você pode usar da forma que quiser. O modo como a usa agora é só um hábito, e hábitos, quaisquer hábitos, podem ser modificados. Se você acredita que é difícil modificar um hábito ou pensamento, isso será verdade para você.
Existe um incrível poder e inteligência no seu interior constantemente reagindo aos seus pensamentos e palavras.
Seus velhos pensamentos não existem mais; não há nada que você possa fazer sobre eles exceto vivenciar as experiências que causaram. Seus futuros pensamentos ainda não se formaram e você não sabe quais serão. No entanto, seu pensamento atual, o que você está pensando agora, está totalmente sob seu controle.
Muitas pessoas dizem que não podem desfrutar o presente por causa de algo que aconteceu no passado. Como fizeram alguma coisa no passado, não podem viver plenamente hoje. Como não tem mais algo que tinha no passado, não podem se divertir atualmente. Como foram magoados no passado, não aceitam o amor agora. Como algo desagradável aconteceu quando fizeram determinada coisa no passado, têm certeza de que ela acontecerá de novo hoje. Como uma vez fizeram algo que lamentam, estão certos de que serão pessoas más para sempre. Como um dia alguém lhe fez algo, acusam essa pessoa por sua vida não ser como gostariam. Como enraiveceram-se por causa de uma situação no passado, mantém-se indignados. Como numa antiga experiência foram maltratados, nunca esquecerão ou perdoarão.
Como uma vez fiquei magoado com uma observação, nunca mais confiarei em niguém.
O que frequentemente nos recusamos a perceber é que mantermo-nos presos ao passado - por mais horrível tenha sido - só magoa a nós mesmos.
O passado é passado e não pode ser mudado. O único instante que podemos vivenciar é o instante presente. Mesmo quando reclamamos sobre o passado, estamos somente vivenciando a lembrança neste momento e com isso perdendo a real experiência do instante presente.
Toda teoria do mundo é inútil a não ser que saibamos como aplicá-la para mudar alguma coisa.
Você está disposto a tentar ter pensamentos novos?